

Muitos gestores têm dificuldade para precificar os serviços contábeis de forma adequada e condizente com a realidade do mercado. É muito importante lembrar que o escritório é uma empresa e precisa ter uma margem de lucro em sua operação.
Isso só é possível com um acompanhamento integral sobre os custos do negócio, os preços aplicados pela concorrência e os diferenciais oferecidos pelo escritório. Afinal, não dá para considerar apenas os valores aplicados pelo mercado, pois isso poderia representar um prejuízo para a empresa. Conheça os principais fatores que devem ser considerados na hora de formar preços pelos seus serviços!
Analise os custos do escritório
Antes de precificar os serviços contábeis, é fundamental analisar todos os fatores envolvidos na atividade. A primeira análise deve considerar todos os custos do escritório, sejam eles diretos ou indiretos. Sendo assim, avalie as questões:
- custo por hora de cada colaborador (salário, FGTS, décimo terceiro);
- insumos necessários (canetas, impressora, papel);
- aluguel do espaço;
- contas de luz, água e internet;
- serviço de limpeza;
- aquisição e manutenção de sistemas;
- impostos e taxas, entre outros.
Depois, o ideal é dividir esses custos pelo número total de clientes conforme a complexidade dos trabalhos realizados.
Verifique a tabela de preço do Conselho
Analise os preços divulgados nas tabelas dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). Geralmente, elas são baseadas em pesquisas realizadas no estado em que eles atuam.
A tabela pode servir como um guia para quem não sabe como precificar os serviços contábeis. Contudo, lembre-se de que você não é obrigado a usar os valores estabelecidos por ela e, por isso, precisa avaliar os seus custos e o tempo investido em cada tarefa.
Analise o tempo para precificar serviços contábeis
O ditado popular “tempo é dinheiro” é válido quando se refere aos trabalhos contábeis. Ele não deve ser o único fator a ser levado em conta na hora de criar uma precificação para os serviços, mas deve ser considerado pelo gestor.
Esse é um aspecto que influencia em toda a sua cadeia produtiva. Quanto mais tempo um cliente demanda sua atenção, maior deve ser o valor cobrado. Afinal, isso indica que aquela empresa exige mais pesquisas, cálculos e análises dos seus colaboradores.
Logo, esse tempo utilizado para atender o cliente fará com que algum funcionário deixe de realizar tarefas de outra empresa. Mas como calcular o tempo? Uma maneira prática de controlar essa situação é por meio do uso de ferramentas interligadas aos computadores dos colaboradores.
O Toggl, por exemplo, é um aplicativo que pode ser instalado nas máquinas para monitorar o tempo de cada atividade desempenhada. A ferramenta é bem simples de ser utilizada e permite o controle da produtividade de cada funcionário. Ela possibilita a identificação dos projetos, nomeação das tarefas e controle do tempo de cada trabalho.
Ao final de cada semana, o gestor recebe um controle sobre o período utilizado em cada projeto, bem como as atividades desempenhadas. Dessa maneira, no final do mês você terá uma média do período investido para realizar os serviços contábeis de cada cliente, o que vai ajudá-lo a criar uma precificação justa.
Analise os preços praticados pela concorrência
Outro fator a ser considerado na hora de precificar os serviços contábeis é o valor cobrado pela concorrência. Para isso, faça uma pesquisa de mercado para avaliar os preços aplicados nas mesmas atividades que você realiza.
A ideia não é criar uma guerra de preços, mas observar a média praticada no mercado. Isso vai ajudá-lo a criar uma tabela de valores que atenda às suas necessidades, mas que também não fique muito distante do que os concorrentes praticam.
Por quê? Se o seu valor ficar muito acima dos demais escritórios contábeis, isso pode inviabilizar a sua atividade. Afinal, os clientes buscam qualidade e preços acessíveis.
Defina uma margem de lucro
Após calcular os seus custos, conhecer os valores praticados pela concorrência e o tempo investido em cada demanda, é hora de definir uma margem de lucro ideal. Um escritório contábil deve ser considerado como qualquer outra empresa e existe para dar retorno aos seus proprietários.
Muitos prestadores de serviços utilizam como margem de lucro uma porcentagem de 15%. Essa pode ser considerada a média do mercado, mas é você que saberá avaliar se isso atende às suas expectativas ou se é necessário aumentar esse índice.
Lembre-se de que não é possível adotar preços muito mais altos do que a concorrência se você realizar o mesmo tipo de serviço. Nesse caso, se o seu desejo é manter uma margem de lucro mais alta, é necessário encontrar maneiras de reduzir os seus custos.
Outra opção é utilizar softwares para automatizar algumas demandas. Com isso, os colaboradores diminuirão o tempo investido em cada tarefa e será possível aumentar a cartela de clientes. Desse modo, você reduzirá o custo do cliente com base no tempo utilizado em suas demandas, e poderá oferecer um preço mais acessível sem reduzir a margem de lucro.
Considere o valor do serviço oferecido
O valor do trabalho é outro aspecto a ser considerado na hora de estabelecer uma tabela de preços dos serviços. Se o escritório tem um diferencial, ele poderá cobrar um valor mais alto do que a concorrência.
Para tanto, é fundamental conhecer quais são os principais problemas dos clientes para identificar quais serviços poderiam ser oferecidos para eles perceberem o valor do trabalho.
Por exemplo: algumas empresas têm dificuldade para fazer a gestão financeira. Ainda há gestores que entendem que “tudo que entra é lucro” e isso prejudica a sustentabilidade do negócio. Se o escritório auxiliar nessa questão, o empreendedor ficará feliz com o resultado e não se importará de pagar a mais pelo trabalho.
Em outros casos, os empresários podem dar mais valor aos serviços de recuperação de crédito tributário. Portanto, é imprescindível analisar os principais problemas dos seus clientes e oferecer um serviço que traga valor e diferencial para eles.
Pronto! Agora você já sabe o que considerar na hora de precificar os serviços contábeis. Ao aplicar essas dicas, será possível cobrar valores justos e com uma margem de lucro interessante para sua empresa.
Gostou deste artigo? Aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e auxiliar outros colegas de profissão.