

A Black Friday para contadores representa trabalho extra, uma vez que há maior movimentação e o volume de notas fiscais emitidas aumenta. Para lojistas, é a chance de “desencalhar” produtos sem saída em estoque ou de reforçar as vendas do que já apresenta boa performance.
Essa é uma tradição norte-americana que acontece anualmente na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. Trata-se de uma espécie de período de aquecimento para o comércio antes do Natal, já que o “Thanksgiving Day”, como é chamado por lá, é celebrado sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro.
Os brasileiros importaram esse costume, que ganhou grande aceitação pelo público e trouxe trabalho adicional para diversos profissionais. Para não ser pego de surpresa, veja como auxiliar o planejamento e preparar suas rotinas contábeis para a grande data, marcada para o dia 23 de novembro. Vamos lá?
Cuide da preparação e planejamento
Um raio-x sobre a Black Friday, feito pela Inteligência Rock Content, mostra que a data já se incorporou definitivamente ao calendário comercial brasileiro. Entre 2016 e 2017, o crescimento no volume de vendas foi de 11%. Embora na temporada seguinte tenha sido registrada uma desaceleração — 4,9% de crescimento —, tudo indica que, em 2018, a sexta-feira mais aguardada do ano deverá bombar.
Portanto, quem quiser vender bem e não ter dores de cabeça depois deve se organizar. É muito importante que os contadores estejam ainda mais próximo dos gestores, já que o volume de vendas é atípico. Isso significa que:
- mais notas fiscais serão emitidas pela empresa e contra seu CNPJ;
- o volume de impostos pagos será maior;
- a organização dos arquivos digitais em formato .XML deverá ser aprimorada.
Até mesmo obrigações acessórias, que, aparentemente, não seriam impactadas pelo incremento nas vendas, devem receber ainda mais atenção. É o caso das lojas em que as equipes de vendas são comissionadas. Ao repassar dados pela GFIP, todos os valores pagos aos colaboradores deverão ser discriminados com exatidão.
Portanto, é mais uma mudança na rotina que precisa ser tratada com cuidado por contadores. Para evitar problemas, tudo isso deve ser contemplado em um planejamento feito com a máxima antecedência possível.
Prepare o estoque corretamente
Se há um elemento da retaguarda de vendas diretamente afetado pela “loucura” da Black Friday para contadores é o setor de estoque. A expectativa por mais vendas força os lojistas a ampliar suas capacidades de armazenagem e de reposição de mercadorias.
Embora contadores não tenham relação com o que acontece nas rotinas dentro dos espaços destinados ao estoque, é recomendável auxiliar na sua organização. Um ponto sensível, nesse sentido, é calcular o tempo que os produtos levam para girar, podendo para isso utilizar dados de fluxo de caixa, por exemplo.
A partir disso, os produtos com alta procura devem ter reforço adequado na reposição, conforme apontarem os resultados anteriores — consulte sempre balanços, DREs e tudo que possa servir como parâmetro.
A mesma regra se aplica para aqueles que não têm tanta procura, sempre considerando a proporção exigida para cada tipo de mercadoria.
Cumpra as obrigações fiscais
Naturalmente, o volume maior de vendas puxará para cima a quantidade de notas fiscais geradas, assim como aquelas emitidas contra o CNPJ de sua empresa. Quanto mais notas, mais impostos a serem pagos e mais detalhada deverá ser a prestação de contas junto ao fisco, certo?
Vale destacar um imposto que, até mesmo em condições normais, deve receber toda atenção possível: o ICMS. O conhecido Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é o que apresenta mecanismo de tributação mais complexo, já que é regulamentado por cada estado brasileiro de forma autônoma.
Também é o imposto em que o regime de Substituição Tributária se aplica com mais frequência, já que tende a deflagrar muito mais fatos geradores, se comparado ao IPI. Assim sendo, é fundamental que você, contador, garanta junto ao gestor de sua empresa que os valores sejam apurados corretamente e lançados com exatidão em documentos como:
- Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e);
- Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e);
- Notas Fiscais ao Consumidor Eletrônicas (NFC-e);
- Documento Auxiliar à Nota Fiscal Eletrônica (Danfe).
Paralelamente, você também deverá orientar a equipe gestora em relação ao arquivamento de cada tipo de documento fiscal, que, por lei, deve ser preservado pelo prazo de 5 anos. Não menos importante, esse repositório de dados formado pelas notas emitidas servirá futuramente como base para extrair dados estratégicos.
Considere, ainda, a possibilidade de, no próximo ano, a Black Friday ser antecipada para setembro ou outubro. Isso deverá impactar suas rotinas, principalmente se sua empresa é optante de regimes fiscais em que a apuração dos impostos é trimestral.
Precifique de maneira adequada
Outro aspecto que deve ser tratado com a máxima atenção é a precificação de produtos e serviços. Os brasileiros estão muito atentos à Black Friday, como mostra a já citada pesquisa Rock Content. E, se os consumidores estão alertas, isso significa que eles darão ainda mais importância ao fator mais decisivo na hora da compra: o preço.
Esse é mais um ponto em que você poderá auxiliar lojistas e gestores, informando números que apoiem a tomada de decisão. Comece apontando os produtos com maior giro, para que possam ser comprados junto aos fornecedores em volumes maiores, o que pode garantir preços de custo mais baixos.
O valor das mercadorias também depende de quanto se paga de impostos, entre os quais se destaca o já mencionado ICMS. Outro fator que influencia no seu preço final é o custo envolvido na rede de distribuição, ou seja, o frete.
Há de se considerar também os fatores externos que exercem influência, tais como os preços praticados pela concorrência, variações no câmbio e o Índice Geral de Preços ao Consumidor (IGP/M). Pondere seus custos fixos, variáveis e o que vem de fora para chegar a valores que garantam o sucesso das estratégias comerciais no final de semana mais aguardado do ano pelo comércio.
E se a Black Friday para contadores significa muito trabalho, depois dela o resultado faz todo o esforço valer a pena. Para isso, sua empresa precisa de pessoas como você, capazes de orientar decisões acertadas.
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