

Conforme as regras do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) , Órgão Federal que regulamenta a Certificação Digital no Brasil, para emitir um Certificado Digital é preciso seguir alguns passos.
Escolher uma Autoridade Certificadora Habilitada
Adquirir o seu Certificado Digital.
Agendar a Emissão do Certificado
Validação presencial
Instalação do certificado.
É necessário levar os documentos originais e em bom estado ao Ponto de Atendimento mais próximo a você para conferência dos dados. Toda a Documentação passará por consultas em seus respectivos Órgãos.
Você também pode optar por receber um Agente de Registro em sua Empresa! Clique para saber como.
Com o processo de validação finalizado com sucesso, é possível emitir o certificado no mesmo momento, ainda no ponto de atendimento. O agente de validação fará todo o procedimento necessário.
É fundamental saber exatamente qual Certificado e tipo de Certificação melhor atende as suas necessidades.
A pessoa ideal para te passar essa informação é o seu Contador.
Os Certificados mais solicitados são:
- e-CNPJ – emitido para empresas, oferecendo validade jurídica aos atos eletrônicos realizados por uma empresa na Receita Federal, como o envio de declarações e acessos ao e-CAC.
- e-CPF – emitido para pessoas físicas, oferecendo validade jurídica aos atos eletrônicos de cunho legal, fiscal e financeiro, identificando de forma inegável e segura uma pessoa no mundo digital.
Mas existem certificados específicos para várias categorias! Clique para saber mais
- Conectividade Social – para envio dos arquivos do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS (SEFIP) e Informações à Previdência Social de seus funcionários.
- CT-e – para a envio dos documentos fiscais para transporte de cargas, permitindo delegar ao funcionário responsável a titularidade deste certificado. Restringindo sua atuação para atividades que apresentação do CNPJ permite, não permitindo acesso ao e-CAC.
- NF-e / NFC-e – emitido para o envio de notas fiscais eletrônicas, que permite delegar ao funcionário responsável a titularidade deste certificado. Se sua empresa emite uma ou milhares de notas por mês este é o certificado certo.
- e-JURÍDICO – emitido exclusivamente para os profissionais de Direito regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seja ele juiz, advogado ou estagiário.
- e-MÉDICO – emitido exclusivamente para o médico, regularmente registrado no CRM.
- e-SAÚDE – emitido para o profissional de Saúde devidamente registrado junto a seu conselho de classe.
Tipos: Clique para saber mais
A1 – possui validade de 01 ano e fica armazenada direto no computador
A3 – que pode ter validade de 01 ou 03 anos e requer um hardware específico (Token ou Cartão + Leitora) para ser armazenado.
Caso escolha adquirir o Certificado da Valid, clique em Certificado da Valid na IT Works
No próximo Post veremos com detalhes a documentação necessária para Emissão do Certificado e-CPF e também do e-CNPJ.
Acompanhe!